segunda-feira, 24 de junho de 2013

NATIVIDADE DE JOÃO BATISTA


Salmos 82,98 ou 80; Malaquias 4:1-6; Mateus 11:2-19.

O maior? Ou o menor?

Quem é o maior no reino de Deus? Jesus elogiou João Batista como a maior pessoa já nascida. Quem pode superar este elogio? Mas, no mesmo fôlego, Jesus diz que o menor no reino de Deus é ainda maior do que João! Isso soa como uma contradição, certo? A menos que você entenda que o que Jesus estava prestes a realizar para o nosso bem superaria tudo o que os profetas haviam feito e previsto no passado. João é o último, e o maior, dos profetas da antiga aliança. Ele cumpriu a tarefa essencial de todos os profetas: ser dedos apontando para Cristo, o Ungido de Deus Filho e Messias (...).

João Batista liga o Antigo e Novo Testamentos. Ele é o último dos profetas do Antigo Testamento, que indicam o caminho para o Messias. Ele é a primeira das testemunhas do Novo Testamento e o primeiro dos mártires. Ele é o arauto que prepara o caminho para Jesus Messias. Jesus iguala a vinda do seu reino com a violência. O próprio João sofreu a violência por anunciar que o reino de Deus estava próximo. Ele foi jogado na prisão e depois decapitado. Desde o martírio de João até os tempos atuais o reino dos céus fez com que muitas pessoas sofressem violência e perseguição nas mãos de homens violentos. O sangue dos mártires ao longo dos tempos dá testemunho (...) da verdade - a verdade de Jesus Cristo e seu plano de salvação para o mundo.

Daily Readings and Meditations
Traduzido e adaptado de http://www.rc.net

Texto para meditação
Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. Mateus 11:11

Intercessão
Oremos para que nossas vidas sejam reflexos e ecos da verdade de salvação e libertação que Nosso Senhor Jesus Cristo nos dá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário