sexta-feira, 14 de junho de 2013

(Basílio Magno, Bispo de Cesaréia, 379).


Salmo 69 ou 73; Eclesiástico  45:6-16; 
II Coríntios 12:11-21; Lucas 19:41-48 

O encontro no templo

Caminhando com Jesus até Jerusalém, saberemos quem pode nos dar a verdadeira paz. É dádiva de Deus, mas é também desejo e acolhida do coração das pessoas que caminham com Jesus. Aquele que simplesmente chega a Jerusalém sem ter feito o caminho, este de fato não compreende o que significa o dom da paz. Suas motivações são diferentes das daqueles que caminharam com Jesus, daqueles que subiram com Ele. O sentimento do Senhor não é de alegria, e sim de tristeza, porque sua mensagem não havia sido acolhida pelas pessoas. E quando chegou ao átrio do Templo de Jerusalém, deparou-se com os vendedores que ali comercializavam mercadorias. O Templo deixava de ser o local sagrado para se tornar lugar de comércio e – pior – de exploração.  As práticas religiosas perdiam, assim, o caráter místico ou sagrado para se tornarem fonte de jugo e humilhação. Com isso, alimentava-se um comércio imoral e que não é do autor ao qual se atribui.  A atitude de Jesus vem, portanto, em resgate do verdadeiro sentido do espaço destinado à oração e ao encontro com Deus. O Seu gesto parece violento e contrastando com o seu coração "manso e humilde". 
                          
Hoje parece querer continuar a chicotear este tipo de religiosidade injusta, opressora, violenta e hipócrita. E não é só o templo de pedra que é profanado. São Paulo nos ensina que somos templos do Espírito. O templo, que é o ser humano, continua a ser profanado pela idolatria do dinheiro, do prazer, do poder, do prestígio, do egoísmo, enfim, do pecado, em vez de ser templo do Deus vivo: "Não sabeis que sois templos de Deus e que o Espírito santo habita em vós? Glorificai a Deus no vosso corpo!" (1 Cor 3:16). Jesus é decisivo: "Não podeis servir a dois senhores!", a Deus e ao dinheiro, à luz e às trevas, à verdade e ao erro, ao bem e ao mal.

Fonte – adaptado de: http://nucleodafe.com.br e

Texto para meditação
Minha carne e meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza de meu coração e minha herança para sempre. Salmo 73:26

Intercessão
Oremos para que Deus nos ajude a superar as frustrações e a promover a Justiça, a Vida e a verdadeira Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário