sábado, 25 de maio de 2013

(Venerável Beda, presbítero e monge de Jarrow,735).


Salmos 20,21:1-7(8-13); Deuteronômio 1:1-8; 
I Timóteo 6:6-21; Lucas 14:12-24 

“Feliz aquele (a) que come pão no Reino de Deus!”

Devemos buscar sentido em nossa existência, olhando para o que Deus já realizou no passado através dos irmãos (as) que nos antecederam. Nestes 63 anos de história da nossa paróquia sentimos Deus a nos dizer: “Chega de ficar nesta montanha. Comecem a caminhar...”(Dt 1:6b.7). Deus convida seu povo tomar posse da terra prometida aos nossos antepassados. Para isso, chama-nos através da comunidade a liderar grupos que venham proporcionar a escuta ao próximo para fazer justiça a todos que a buscam. Sem fazer acepção de ninguém. 

Às vezes deixamos de ouvir alguém por pensarmos que não teremos respostas e condições de ajudá-lo. Mas a sua voz nos diz hoje “não tenham medo de ninguém, porque a sentença vem de Deus”. E assim temos aprendido que devemos fazer tudo, como se tudo dependesse de nós mesmos, mas na certeza de que tudo depende da Graça e direção Divina de Deus. Dessa forma tiramos a culpas e cargas que carregamos sem precisar. No lugar de nos culparmos devemos assumir nossas responsabilidades diante do chamado de Deus, no mais, Ele vai a nossa frente. Em Lucas 14: 12 em diante, somos convidados a participar do Grande Banquete da Vida! Em nossa experiência comunitária estamos aprendendo que aceitar o convite para este Banquete é fortalecer a Educação Cristã para todos; caminhar e escutar os jovens e envolve-los em projetos que promovam a vida em abundância e incluí-los nas atividades da igreja (celebrações, promoções...) e nas atividades com as crianças. E no projeto ecumênico do amor exigente presenciamos a vida vencendo a morte nos excluídos que aceitam o convite de comer o pão do Reino de Deus.   

Revdo. Paulo Roberto da Costa Duarte
Araranguá SC

Texto para meditação
“Saia pelas estradas e caminhos, e faça as pessoas virem aqui, para que a casa fique cheia”. Lc 14,23b

Intercessão
Oremos para que muitas pessoas dentro e fora de nossas comunidades sintam-se chamadas a comer o Pão do Reino de Deus. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário