domingo, 26 de maio de 2013

DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE - (Agostinho, primeiro Arcebispo de Cantuária, 605).


Salmo 29; Isaías 6:1-8; 
Apocalipse 4:1-11; João 16:(5-11)12-15 

O mistério da trindade

A festa da Santíssima Trindade é um dos dias  mais importantes do ano litúrgico. Nós, como cristãos, a celebramos convictos, pelos ensinamentos da Igreja, que possui a plenitude das verdades reveladas por Cristo. É um mistério de difícil interpretação, impossível, de ser assimilado pelas limitações humanas.

Santo Agostinho de Hipona, grande teólogo e doutor da Igreja, tentou exaustivamente compreender este inefável mistério. Certa vez, passeava ele pela praia, completamente compenetrado, pediu a Deus luz para que pudesse desvendar o enigma. Até que deparou-se com uma criança brincando na areia. Fazia ela um trajeto curto, mas repetitivo. Corria com um copo na mão até um pequeno buraco feito na areia, e ali despejava a água do mar;  sucessivamente voltava,  enchia o copo e o despejava novamente. Curioso, perguntou à criança o que ela pretendia fazer. A criança lhe disse que queria colocar toda a água do mar dentro daquele buraquinho.  No que o Santo Agostinho lhe explicou ser impossível realizar o intento. Aí  a criança lhe disse: “É muito mais fácil o oceano  todo ser transferido para este buraco, do que compreender-se o mistério da Santíssima Trindade”. E a criança, que era um anjo, desapareceu...  

Santo Agostinho concluiu que a mente humana é extremante limitada para poder assimilar a dimensão de Deus e, por mais que se esforce, jamais poderá entender esta grandeza por suas próprias forças ou por seu raciocínio. Só o compreenderemos plenamente, na eternidade, quando nos encontrarmos no céu com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.


Adaptado de:

Texto para meditação
A seu povo o Senhor dá forças, com paz Deus abençoa seu povo. Salmo 29:11

Intercessão
Oremos para que a fé na Santíssima Trindade nos ajude a buscar a unidade para nos colocar cada vez mais a serviço da Igreja de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário