quarta-feira, 29 de maio de 2013


Salmos 38 ou 119:25-48; Deuteronômio 4:25-31; 
II Coríntios 1:23-2:17; Lucas 15:1-2,11-32.

Há graça para você

Em um mundo capitalista, graça é conceito estranho. O mancebo de qualidade que aquilatou riquezas capitalistamente quis reduzir o conceito de graça, barateando-a, enumerando seus esforços, porém entristeceu-se ao ser informado que a graça só pode ser graça quando repartida. Ele que teria que dar graça, de forma concreta. Evadiu-se.
                           
Sobrevivemos pela graça geral concedida por Deus. A graça é o favor de Deus dispensado sobre o ser humano, mais evidente na vida daquele que por ela é cercado e dela desfruta. A alegria é o fruto mais visível da graça, por isso a criança é um dos maiores refratários da graça: jorra alegria. Conceituando graça, Mauro Israel (in memorian) afirmava: “Graça é a covinha na bochecha”. Em sua Teologia do Nenê, Sayão nos convida a perceber mais da graça de Deus, observando um neném dormir durante dois minutos, para, então, orarmos.
                            
Quanto mais se é materialista, mais se esquece da graça. O pensamento materialista atribui valor financeiro a tudo e tem dificuldade no dar, no ser gracioso. A diferença entre o gentil e o gracioso é que ser gentil é tratar com gestos de delicadeza, o gracioso irradia alegria de seu espírito no que faz. 
                          
Dizer que há perdão para tudo e todos não é baratear a graça. Bonhoeffer ensinou que quando a graça bíblica, preciosa, é esvaziada de seu conteúdo, torna-se barata. Barateamos a graça quando pensamo-la separada do discipulado. 
                   
Este mundo não tem como entender a graça. Porém todo aquele que foi salvo por Jesus Cristo deve viver, receber, valorizar, compartilhar e discernir a graça. O que tem preço não tem valor. O que tem valor não tem preço. A graça é “incomercializável”. Receba-a como dom de Deus. Perdoe e seja perdoado. A graça é para todos e dela precisamos.


Texto para meditação
Porque este filho estava morto e voltou a vida, estava perdido e foi encontrado, e se puseram a celebrar a festa. Lucas 15:24.

Intercessão
Oremos para que Deus nos conceda viver em Sua Graça, pela Sua Graça e que nela encontremos o caminho da verdadeira alegria no discipulado de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário