segunda-feira, 27 de maio de 2013


Salmos 25 ou 9,15; Deuteronômio 4:9-14; 
II Coríntios 1:1-11; Lucas 14:25-35.

O PREÇO DO DISCIPULADO

Jesus exige um alto comprometimento daqueles que dizem querer segui-Lo. Ele, ao contrário do que se poderia imaginar, nunca baixou o Seu padrão para que mais e mais pessoas O seguissem, pelo contrário, quando via que muitos estavam indo atrás d’Ele, fazia uma recapitulação do discurso feito para os poucos seguidores do início, visando, mais uma vez selecionar discípulos em meio à multidão.

No trecho de Lucas 14.25-35 vemos sobre qual é o preço a ser pago por um seguidor de Jesus:
Amar a Cristo mais do que a qualquer outra pessoa: Jesus precisa ser o primeiro da lista das pessoas a quem amamos. Foi Ele quem nos amou primeiro e, portanto deve ter a primazia do nosso amor também.
Se identificar com a mensagem da cruz: Não há como ser um seguidor de Jesus sem experimentar a cruz. Essa era uma mensagem perfeitamente entendida pelas pessoas daquela época, pois estavam acostumadas a ver vários condenados à morte carregando a sua cruz. Tal pessoa não tinha mais vontade própria, estava simplesmente cumprindo a sua sina de morrer para este mundo. Numa época de evangelho “light” são necessários crentes dispostos a pagar este preço.
Ter plena consciência da seriedade deste compromisso: Quem se dispuser a seguir a Cristo deve fazê-lo até o fim. É extremamente humilhante e decepcionante, começar a fazer algo e não concluir (Jesus deu dois exemplos bem reais: construir uma casa e enfrentar um inimigo). Mas, muito mais sério diante de Deus é alguém dizer que vai começar a seguir a Jesus e desistir na metade do caminho, neste caso, aos olhos de Deus era melhor nem ter começado...
Fazer diferença onde está: Assim como o sal sem sabor não serve para nada, assim também um discípulo de Jesus que não influencia vidas ao seu redor também não está cumprindo com o seu dever. Devemos fazer uma grande diferença na vida dos outros.

Sejamos discípulos verdadeiros de Jesus, daqueles que não tem de que se envergonhar e que estão dispostos a seguir a Jesus custe o que custar, ainda que seja a própria vida.


Texto para meditação
E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.Lucas 14.27

Intercessão
Oremos para que sejamos discípulos verdadeiros de Jesus, daqueles que não tem do que se envergonhar e que estão dispostos a seguir a Jesus custe o que custar, ainda que seja a própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário