segunda-feira, 20 de maio de 2013


Salmos 1,2,3 ou 4,7; Rute 1:1-8; 
I Timóteo 1:1-17; Lucas 13:1-9.

Nossos frutos

As leituras sugeridas para o dia de hoje nos trazem comparações. A vida do homem e o desenvolvimento de uma planta, ambos feitos pela mesma mão. É apresentado no Salmo 1 a felicidade da pessoa que busca a sua satisfação na lei do Senhor, sendo comparada com uma árvore plantada a beira de águas correntes. Diz também que o mesmo “homem” dará frutos no tempo certo e que suas “folhas” não murcharão. Em tudo que ele colocar suas mãos será visto a prosperidade. São promessas do Senhor para com aqueles que rejeitarem a conduta pecadora e se voltarem para as coisas que agradem à Deus.

Em Lucas é retomada, na parábola da figueira estéril, a comparação da vida do homem com o crescimento de uma árvore. Fala-se de uma figueira que há três anos não produz frutos e que foi questionada sua destruição. Porém alguém se prontifica a cuidar dela adequadamente por um ano. Se ela responder a esses cuidados sua vida será poupada.

Refletindo sobre essas duas leituras passamos a perceber que nós seres humanos precisamos também de alguns cuidados durante o nosso desenvolvimento emocional, espiritual e intelectual. Que inúmeras vezes não sabemos tomar as decisões corretas e agir de maneira segura. Quando a leitura bíblica nos traz que no “tempo certo” tudo acontecerá, sabemos que até a chegada deste momento decisões são tomadas, caminhos são abandonados e outros trilhados. Nós adultos (como pais, tios, padrinhos, irmãos e amigos) exercemos uma responsabilidade sobre os nossos jovens. O nosso compromisso não é fazer com que nossos jovens sejam orientados à serem como nós e sim melhores do que fomos e somos. Tal como uma planta os jovens exigem cuidados, nossa atenção, para que no tempo certo passem a dar frutos e que junto à eles possamos ver as maravilhas de Deus presente em tudo aquilo que eles sonharem e realizarem. Creio que as experiências dos mais velhos podem e muito contribuir para uma melhor formação daqueles que precisam ser cuidados. Que possamos nos apresentar para um compromisso verdadeiro com a juventude. Comecemos pela nossa comunidade dando aos nossos jovens uma chance de conhecerem a Jesus através de nossas ações.

Junara Jordão da Silva
Araranguá - SC

Texto para meditação
Senhor, deixa-a ainda por este ano, para que eu cave ao redor e ponha adubo, para ver se dá fruto; se não mandarás corta-la depois. Lucas 13:8-9.

Intercessão
Oremos pela caminhada cristã em busca da glória de Deus para as nossas vidas, para que os propósitos do Senhor comecem a fluir em nossos corações e que passemos a desejar cada dia mais estar junto d’Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário