quinta-feira, 16 de maio de 2013


Salmos 105; Ezequiel 18:1-4,19-32; 
Hebreus 7:18-28; Lucas 10:25-37.

Bem-vindo Jesus!

Por que os líderes religiosos se recusaram a dar qualquer ajuda quando viram a vítima deitada na beira da estrada? Será que eles não sabiam que a vítima era seu próximo? E por que um samaritano, um estrangeiro, que era desprezado pelos judeus, tratou a vítima com um cuidado especial ao seu cargo, como cuidaria de sua própria família? Quem mostrou verdadeira proximidade e cuidado, compaixão e misericórdia? Jesus faz que suposto vilão - o samaritano desprezado – seja o misericordioso, como um exemplo para a consciência dos judeus. Por que o sacerdote e o levita não pararam para ajudar? O sacerdote, provavelmente, não quis arriscar a possibilidade de impureza ritual. Sua piedade ficou no caminho da caridade. O levita aproximou-se perto da vítima, mas não chegou a realmente ajudá-lo. Talvez ele temia que os bandidos o estivessem usando como um chamariz para emboscada. O levita colocou a sua segurança pessoal à frente de salvar próximo.

O que a história de Jesus nos diz sobre o verdadeiro amor ao próximo? Primeiro, temos de estar dispostos a ajudar, mesmo que os outros nos tragam problemas em si mesmos, ou por sua própria culpa. Segundo, nosso amor e preocupação para com outros deve ser prático. Boas intenções com os outros não são suficientes. E, finalmente, nosso amor ao próximo deve ser tão grande quanto o amor de Deus. Ninguém pode ser excluído. O amor de Deus é incondicional. Portanto, temos de estar prontos para fazer o bem aos outros, assim como Deus é bom para com nós. Você está pronto a dar vida ao seu vizinho?

Daily Reading and Meditation
Traduzido e adaptado de: www.rec.net

Texto para meditação
Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? Lucas 10:29

Intercessão
Oremos para que sejamos próximos de todas as pessoas, especialmente aquelas que vivem a dor, o abandono ou a violência, expressando nos cuidados a elas, o amor de Deus em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário