segunda-feira, 15 de abril de 2013

SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS


Salmos 25 ou 9,15; Daniel 4:19-27; 
I João 3:19-4:6; Lucas 4:14-30.

A libertação dos povos indígenas

            Hoje o Evangelho nos fala de Jesus voltando a Nazaré e indo na sinagoga. Ele voltava para sua própria terra! No entanto, mesmo que admirado em um primeiro momento, logo foi rejeitado e tentaram matá-lo. Este é o sentimento dos povos indígenas que lembramos nesta semana. Eles viviam aqui há milênios. Eles viveram em harmonia com a criação de Deus durante incontáveis gerações. Mas, depois, chegaram outros trazendo doenças, usando violência, se apropriaram das terras e destruíram quase tudo. 
           Agora, quando as famílias indígenas querem voltar a sua terra são vistos como estranhos. A sociedade destruidora os chama de “vagabundos” e “não civilizados”, olham com desconfiança para sua forma de vida e ainda continuam a destruir tudo e a transmitir doenças. Eles tem se esforçado para falar a língua estranha que chegou depois, mesmo assim são vistos como estrangeiros na sua terra. Eles têm estudado para conviver com as outras pessoas e ajudar seus povos a sobreviver. No entanto, poucas pessoas não indígenas se interessam mesmo em saber o que eles têm a ensinar. 
             Jesus entende muito bem o que os povos indígenas estão passando. Eles são pobres, oprimidos, prisioneiros e nós somos cegos! Jesus veio libertar todos! 

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Eu vos asseguro, nenhum profeta é bem vindo em sua própria terra. Lucas 4:24b.

Intercessão
Oremos em favor mais de 170 povos indígenas que habitam no Brasil, e para que toda a sociedade envolvente finalmente aprenda com eles como viver em harmonia com a criação de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário