terça-feira, 30 de abril de 2013


Salmos 61,62 ou 68; Sabedoria 10:1-4(5-12)13-21; 
Romanos 12:1-21; Lucas 8:16-25.

Lâmpadas

Se você fosse uma lâmpada como gostaria de ser tratada pelas pessoas? Gostaria de ser esquecida em algum canto, empoeirando e mofando? Certamente que não! Porque o sentido da lâmpada é iluminar, mesmo que a gente use lâmpadas como enfeite, não é? As lâmpadas de enfeite são vistas como “valiosas e raras demais” para ser gastas com o uso. Se colocarmos fogo nelas o vidro vai escurecer e vão perder a beleza de uma lâmpada nova. 

Às vezes na Igreja nos tornamos colecionadores de lâmpadas. Cuidamos tanto da  beleza que não usamos o que Deus nos dá. Não gastamos o que temos na sua função original. Polimos e limpamos nossas lâmpadas. As colocamos sobre os móveis e em lugares visíveis, mas não deixamos que elas iluminem. 

O Evangelho é claro. As lâmpadas não servem para ser “guardadas” intactas. Mas, para ser gastas iluminando. Usemos assim a liturgia, as promoções, os estudos bíblicos, as visitações, a acolhida. Gastemo-nos ilmuninado com a luz de Cristo outras vidas. Então, mesmo se quebrarmos, teremos cumprido a nossa função e Deus sempre nos dará mais lâmpadas para iluminar! 

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Ninguém ascende uma lâmpada e a cobre com uma vasilha, nem a põe debaixo de uma cama. Ao contrário coloca-a em um candelabro para que os que entrem vejam a luz. Lucas 8:16

Intercessão
Oremos pelas lâmpadas de nossas vidas, de nossos dons, dos meios de evangelização que temos na Igreja, para que sejam usadas para iluminar o mundo ao nosso redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário