segunda-feira, 29 de abril de 2013


Salmos 56; Sabedoria 9:1,17-18; 
Colossenses 3:18-4:1(2-18); Lucas 8:1-15. 

O fruto da perseverança

A parábola do Semeador aparce nos três primeiros evangelhos é a imagem mais importante para ilustrar a missão e evangelização. Semear é um ato de total confiança em Deus e no processo da Vida que nasce da vontade criadora. O ser humano começou a semear a partir da observação da natureza. Observou que alguns vegetais possuíam pequenas partículas que, se colocadas na terra, sob determinadas condições, geravam novas plantas. Depois, através da experimentação, foi aperfeiçoando o processo até hoje.

Quando Jesus aplica esta imagem indica que a semeadura e colheita são de natureza diferenciada. Que uma não é diretamente proporcional a outra, porque há fatores ambientais que incidem no processo. Semear é acreditar em possibilidades. Colher é verificar a produtividade. Se quisermos estar completamente seguros que o que vamos fazer vai dar certo, nunca semearemos. A colheita, por outro lado nos ensina, que nem tudo o que fazemos dá o mesmo resultado, e que todo resultado é bom! 

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
O que cai em terra boa são aqueles que, ouvindo com coração generoso e bom, conservam a palavra e dão fruto na perseverança.

Intercessão
Oremos para que ao planejar e executar novos projetos o façamos com a confiança de quem semeia, e que ao avaliar o que conseguimos o façamos com a gratidão de que colhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário