segunda-feira, 22 de abril de 2013

(Anselmo, Arcebispo de Cantuária, 1109)


Salmos 41,52 ou 44; Sabedoria 1:16-2:11,21-24; 
Colossenses 1:1-14; Lucas 6:1-14.

A maior regra

                    No posto de saúde, há rotinas e regras que devem ser seguidas para preservar a higiene e bem-estar de todas as pessoas, tanto usuários quanto profissionais. Neste caso ninguém discute porque sabem que se não seguirmos estes princípios podemos sofrer graves consequências. O mesmo acontece na vida em sociedade, onde devem existir regras para o nosso bem-estar do dia a dia. 
                    Por outro lado, seguir cegamente as regras, tanto as da saúde, quanto as normas da sociedade ou as religiosas, pode levar ao fanatismo. Não posso deixar alguém morrer apenas porque não consigo cumprir todas as regras. Não posso colocar os mandamentos de Deus contra o amor, ou acima do amor.
                   Já trabalhei em hospitais e em diversos postos de saúde. Quantas vezes já era a hora de sair e fechar, mas fiquei mais uma hora para atender alguém. Uma vez estava coletando um exame em uma mulher no fim da tarde e ela pediu para ficar mais um pouco até que chegasse a tia dela. A tia chegou e descobrimos um tumor maligno. No entanto, ainda tive que ouvir as críticas dos colegas, porque isso não é conforme as “regras”.  A maior lei é o amor, ela revoga e relativiza todas as outras!

Revda. Taís Soares Feldens
Porto Alegre RS

Texto para meditação
O Filho do ser humano é senhor do Sábado. Lucas 6:5b.

Intercessão
Oremos para que, sem desprezar a organização e as regras necessárias para o bem-estar de todas as pessoas, coloquemos sempre o amor como princípio maior na orientação de nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário