sábado, 2 de março de 2013


Salmos 75,76 ou 26,27; Jeremias 5:20-31;
Romanos 3:19-31; João 7:1-13

Dom Pedro Casaldáliga: odiado por amar!

Dom Pedro Casaldáliga é um bispo emérito, de 84 anos, de origem espanhola, que viveu todo seu episcopado em São Feliz do Araguaia (Mato Grosso) defendendo as pessoas mais pobres, os povos indígenas, o meio ambiente e a vida em forma geral. Neste ano de 2012, odiado pelo mundo, recebeu novamente ameaças claras de morte às quais responderam com este poema:

Eu morrerei de pé como as árvores.
Me matarão de pé.
O sol, como testemunha maior, porá seu lacre
sobre meu corpo duplamente ungido.

E os rios e o mar
serão caminho
de todos meus desejos,
enquanto a selva amada sacudirá, de júbilo, suas cúpulas.

Eu direi a minhas palavras:
- Não mentia ao gritar-vos.
Deus dirá a meus amigos:
- Certifico
que viveu com vocês esperando este dia.

De golpe, com a morte,
minha vida se fará verdade.
Por fim terei amado!


Texto para meditação
O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más. João 7:7

Intercessão
Oremos pela luta de Dom Pedro Casaldáliga e em ação de graças pelo seu testemunho, para que todas as pessoas cristãs sejam igualmente chamadas e iluminadas para anunciar a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário