quinta-feira, 28 de março de 2013

Quinta Feira Santa – INSTITUIÇÃO DA SANTA EUCARISTIA E LAVAPÉS


Salmos 78:14-20;23-25; Êxodo 12:1-14a; 
1 Coríntios 11:23-26(27-32); Lucas 22:14-30.

Não seremos mais as mesmas pessoas

Assim como Jesus primeiro compartilhou o pão e o vinho com seus amigos que também compartilharam o pão e o vinho da Eucaristia (que em si significa "ação de graças"). Nós o fazemos para demonstrar o nosso amor por Jesus Cristo, para reconhecer e celebrar que, através de pão e vinho Ele está presente e ativo em nossas vidas. Hoje à noite, especialmente ao recordar e comemorar novamente a simples refeição do pão e do vinho juntemo-nos aos discípulos, a tantas outras pessoas, e a Jesus em amor e serviço.
Depois de Jesus partir o pão  e distribuir o vinho com seus discípulos e amigos, as suas vidas foram alteradas. E assim é também para nós: a cada vez que comemos o pão da vida e bebemos do cálice da salvação, nossas vidas são mudadas, como mais uma vez ao nos tornar um com Jesus.
E no final da celebração, esta noite, a Igreja é despojada de ficando com sua madeira nua. Todos os paramentos e adereços são silenciosamente removidos e ficamos apenas com o belo símbolo do jardim do Getsêmani, em nosso santuário. Isso representa o jardim onde Jesus foi com os seus amigos mais próximos, e como ele orou a Deus. Ele estava angustiado pelo  que estava por vir. Ele pediu a seus amigos para ficarem acordados ... mas no seu cansaço e ansiedade adormeceram. Como sempre fazemos em nossa Igreja, faremos um rodízio de pessoas durante a noite, vigiando e orando até a manhã.

Igreja Anglicana da Epifania
Canadá

Texto para meditação
E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações. Lucas 22:28

Intercessão
Oremos para que na vivência dos gestos amorosos de Jesus, da doação do seu Corpo e Sangue na forma da partilha agradecida do pão e do vinho, e no seu gesto de lava-pés, incorporemos em nós o sentido da vida cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário