quarta-feira, 27 de março de 2013

Quarta Feira Santa - (Charles Henrique Brent, Bispo das Filipinas e Nova Iorque Ocidental, 1929)


Salmo 69:7-15,22-23; Isaías 50:4-9a; 
Hebreus 9:11-15,24-28; João 13:21-35 

Um antiga oração que nos desafia

Ajudai-nos misericordiosamente com tua ajuda, Senhor Deus da nossa salvação; que possamos entrar com alegria na meditação dos atos poderosos, em que tu nos destes a vida e imortalidade; através de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amem.

Quando fui consultar a minha biblioteca esta manhã, fiquei surpreso ao saber que esta coleta antiga da Quarta Feira da Semana Santa tem algo de inovação. É muito diferente da que aparece no rito de “Sarum” para Quarta-feira Santa. O Arcebispo Cranmer, por razões desconhecidas para mim, se recusou a ter coletas especiais  para a segunda e para quinta-feira da Semana Santa. Que continuou a ser o caso nas edições dos Livros de Oração Comum de 1559 e 1662.
No Livro de Oração Comum de 1928 editado pela Igreja Episcopal dos Estados Unidos de América, é que acrescentou este coleta para quarta-feira. Massey Shepherd nas notas e comentários ao Livro de Oração Comum, diz que, foi elaborada baseando-se em uma coleta do Rito de Sarum para vésperas Segunda-feira Santa.
Pessoalmente, ela se tornou uma das minhas coletas favoritas, e eu a acho perfeita para quarta-feira da Semana Santa. Ela nos orienta quando estamos prestes a entrar nas profundezas e nas alturas da Paixão, quando pedimos a Deus que nos ajude a meditar sobre "os atos poderosos." Esta oração expressa bem nossa consciência de que estamos prestes a entrar em um sofrimento e uma redenção sagrada que queremos compreender, mais uma vez.

Site “Quero ser anglicano”

Texto para meditação
Tendo ele, pois, saído, disse Jesus: Agora é glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado nele. João 13:31.

Intercessão
Oremos para que ao lembrarmos-nos do sacrifício de Jesus na Cruz, do sofrimento da traição, da dor do castigo e da humilhação, da morte injusta e cruel, nossos corações e mentes olhem para as vítimas das injustiças, da tortura e da morte nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário