quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013


Salmos  [70], 71 ou 74; Isaías 55:1-13; 
Gálatas 5:1-15; Marcos 8:27-9:1.

Foi para a liberdade
                 A liberdade é o maior dom de Deus. Sempre existe a tentação de pensar que se as pessoas não fossem tão livres não haveria tanto mal no mundo. Se as pessoas jovens não tivessem tanta liberdade não teriam tantos problemas. Na verdade confundimos a liberdade com o uso da liberdade. A liberdade existe para nos educar. Paulo Freire, famoso pedagogo brasileiro e um grande cristão, publicou um livro chamado “educação como prática da liberdade”. Nele ele descobre que se for dada liberdade para as pessoas elas descobrem que sabem muito mais do que inicialmente acreditavam saber. Assim ele concluiu dizendo que não há “educar e educando”, mas “educando-educador e educador-educando”. 
           Quando o apóstolo Paulo conclama aos Gálatas, muitos deles ex-escravos, para permanecer “firmes na liberdade com que Cristo nos libertou” (Gálatas 5:1), está querendo dizer que o Evangelho é para ser vivido na liberdade. Deus, que tinha o poder de nos “obrigar” a viver o Evangelho, renunciou a esse poder em favor de nossa liberdade. Somente livres é que podemos abraçar o amor de Deus em Cristo e sermos “educadores e educandos”, “educandos e educadores” dos valores do Reino.

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.  Gálatas 5:5

Intercessão
Oremos para que o Evangelho seja sempre uma mensagem de libertação, que acolhida com liberdade seja transmitida com a mesma liberdade. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário