sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


Salmos 69 ou 73; Isaías 56:1-8; 
Gálatas 5:16-24; Marcos 9:2-13.

Transfigurados
                        No texto do Evangelho não aparece a palavra “transfiguração” que posteriormente a tradição da igreja usou para se referir a este relato místico. A palavra “transfiguração” significa literalmente “transformação numa outra figura” (Dicionário Bauer de Teologia). No entanto, não parece ser isso o que é relatado. Jesus não se transforma em “outra figura”, mas revela sua verdadeira glória! Jesus não está só! Também não lhe foi dada uma glória única, mas em comunhão com Moisés (a quem foi lhe revelado o caráter libertador de Deus, conforme Êxodo 3) e o profeta Elias (que anunciou Javé contra as forças de morte e não morreu, mas foi levado diretamente ao céu; 2 Reis 2:1-11). Ainda escuta-se, como no batismo – Marcos 1:11 – a voz do céu que convida a ouvir a voz do Filho. Assim, precisava Cristo sofrer nas mãos dos seus executores? Não teria o Deus Libertador do Egito, capaz de derrotar o Faraó com milagres e prodígios, e fazer o povo passar pelo mar, afogando seus opressores, a capacidade de nos libertar sem Cristo morrer na Cruz? Não poderia o mesmo Deus que transportou Elias para o céu em carros de fogo, fazer o mesmo com Jesus à vista de todos em Jerusalém, e assim demonstrar que ele era seu Filho Amado? Claro que poderia! Mas, não quis! Não era esse o caminho de nossa salvação.
               O caminho da salvação apontado por Deus em Cristo, semeado e alimentado em nós pelo Seu Espírito, é o da humildade. Não é o espetáculo que arrasta multidões! Mas do que pequeno gesto de acolhida, do abraço, do olhar, daquele disposto a ser doar por amor. Caminhemos para glória pelo caminho da simplicidade!

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
E, tendo olhado em redor, ninguém mais viram, senão só Jesus com eles.  Marcos 9:8

Intercessão
Oremos para que visões deslumbrantes de atos gloriosos não nos façam perder o foco do Evangelho dos pequenos gestos de cada dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário