quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

William Laud, Arcebispo de Cantuária, 1645.


Salmos 138, 139 ou 147; Isaías 65:1-9; 
Apocalipse 3:1-6; João 6:1-14. 

Santos e Prostitutas

Diz uma estória que havia uma prostituta que morava de frente para um mosteiro. Nesse mosteiro havia um monge que todo o dia ficava berrando contra ela, dizendo que ela era uma pecadora, que iria para o inferno e tudo mais. 
           A pobre mulher só podia corar de vergonha e correr. Então o monge começou a colocar em frente a casa dela uma pedra para cada homem que ela atendesse e em pouco tempo havia uma imensa parede de pedras e a mulher se pôs a chorar humilhada e entristecida. Ao chegarem ambos na presença de Deus depois de mortos; a prostituta foi julgada e perdoada sendo chamada a entrar no Reino dos Céus, porém o monge só ouviu: “Afaste-se de mim que eu não lhe conheço”. Então o monge começou a reclamar dizendo que passou a vida toda no mosteiro e estava sendo condenado, enquanto que a prostituta que havia se deitado com inúmeros homens estava sendo abençoada. 
              Deus então respondeu: “Enquanto ela estava obrigada naquela situação, ela chorava pedindo perdão para mim, seu corpo estava lá, mas seu coração estava comigo, enquanto você tinha um corpo na Igreja, mas a sua mente na condenação”.

Morôni Azevedo de Vasconcellos
Rio de Janeiro. RJ

Texto para meditação
Depois, dizem aos outros: ‘Parem! Não nos toquem, pois somos mais santos do que vocês.’ Essa gente me faz ficar irado; a minha ira é como um fogo que não se apaga. Isaías 65:5.

Intercessão
Oremos para que a santidade de nossas igrejas seja a santidade da acolhida fraterna, da inclusão radical e do amor sem limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário