quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


Salmos 1119:1-24 ou 12,13,14;
Isaías 41:1-16; Efésios 2:1-10; Marcos 1:29-45.

Mostra-te ao sacerdote

Conforme a legislação do levítico as pessoas doentes deviam se mostrar aos sacerdotes do templo que determinariam o que seria requerido para a expiação do pecado que estaria “causando” o mal; da mesma forma, após a cura deverá ser declarado “limpo” pelo sacerdote (Levítico 13:1-6). No entanto, neste caso, mesmo Jesus dizendo “não conteis a ninguém”, sabia que o caso seria exposto quando o leproso chegasse perante o sacerdote e este lhe pergunta-se: “como foste curado?”. Não precisou! Porque o homem curado, desobedecendo a ordem explícita de Jesus, contava para todas as pessoas o que tinha acontecido! 
             As pessoas jovens vivem em uma sociedade doente que elas não construíram. Elas que são associadas às drogas e desmandos, e as maiores vítimas da violência, não são as que deixaram a sociedade doente. Mas, elas têm a possibilidade de experimentar a cura! Não apenas a cura delas, mas a cura de todas e todos! Estas vítimas da nossa sociedade clamam: se queres podes limpar-me! Vamos ouvir este apelo, fazer o que as juventudes nos pedem para limpar. Vamos ver o que estas pessoas querem nos mostrar e declaremos juntos que um novo mundo é sim possível!

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Quero, sê limpo! Marcos 1:41b.

Intercessão
Oremos para que cresçamos na consciência de que vivemos em uma sociedade suja e doente, que está nos levando à morte e não à vida, mas que Jesus está nos chamando para uma nova vida através do clamor de toda a criação e, em especial, das pessoas jovens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário