quinta-feira, 17 de janeiro de 2013


Salmo 18; Isaías 41:17-29; Efésios 2:11-22; 
Marcos 2:1-12. (Antônio, Abade do Egito, 356).

Estratégias criativas em favor da vida
           Quem não ficou admirado ao ouvir este relato da cura do paralítico colocado diante de Jesus por seus amigos através do telhado? Na época o telhado era feito de folhas de palmeira (lá chove muito pouco). Esta história nos mostra amor e criatividade diante da urgência de salvar a vida do amigo. Assim é a juventude. Quando as pessoas são jovens querem fazer tudo agora! Gostam de ser desafiadas e testar a criatividade. O que lhes falta, às vezes, e saber onde estão as pessoas precisando com urgência do amor de Deus. Ou, quando elas nos apontam para essas pessoas, lhes negamos os materiais para que possam carregá-las até Jesus. Acontece que nós, adultos, lideranças da igreja em todos os níveis, somos como essa multidão que não deixava passar os amigos até Jesus. Todos queriam ver Jesus, chegar ante ele. Todas as pessoas tinham problemas. Mas foi a insistência e criatividade destes amigos que se transformou em uma lição a ser deixada para sempre nas palavras do evangelho! 
                Que faremos quando um grupo de jovens nos traga pessoas pobres para igreja? O que faremos se nos pedirem alimentos para repartir, ou transporte para participar de encontros e marchas em favor da vida? Não sabemos se aquele paralítico continuou a seguir Jesus, nem mesmo sabemos o nome dele ou de seus amigos, mas o gesto foi um sinal do Reino! Lembremos disso ao analisar o “custo-benefício” do apoio a nossas juventudes.
Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
(...) de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca vimos tal coisa! Marcos 2:12.

Intercessão
Oremos pelo trabalho e planejamento das pastorais das juventudes, seus grupos eclesiais e ecumênicos, para que recebam apoio e incentivo da Igreja e sejam bem sucedidos em suas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário