sábado, 19 de janeiro de 2013


Salmo 20,21:1-7(8-13) ou 110:1-5(6-7), 116,117;
Isaías 43:1-13; Efésios 3:14-21: Marcos 2:23-3:6.

Afasta-te de mim, Satanás! 

Satanás é um dos nomes dados, no Novo Testamento, a personificação do mal, ao inimigo da fé e do Reino de Deus. Literalmente, do hebraico, significa “o acusador”. Sua ação ficou descrita no Livro de Jó, acusando o justo e ser fiel por interesse pessoal. No evangelho deste domingo vemos que Satanás age através de qualquer pessoa! Até Pedro, a apóstolo que ontem lembramos como aquele que declarou a fé em Jesus Cristo, aquele a quem Jesus manda “apascentar suas ovelhas” (João 21:15-17), o mesmo chamado de “pedra” sobre qual seria construída a Igreja (Mateus 16:18), agora é chamado de “Satanás”! 

                 Somos “satanás” quando queremos desestimular pessoas a realizarem a vontade de Deus em suas vidas, assim como, com a intenção de poupar o sofrimento, Pedro tentou “salvar” Jesus dos perigos em Jerusalém. Para não sermos “satanás” temos que acreditar na capacidade das outras pessoas, no amor de Deus agindo além de nosso curto entendimento, na felicidade de sermos surpreendidos e na capacidade divina de superar qualquer coisa, sempre que caminhemos firmemente na direção do Reino de Deus. 

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS


Texto para meditação
Para que Cristo habite pela fé em vossos corações; a fim de, estando firmados e fundados em amor, possas perfeitamente compreender, como todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade (Efésios 3:17-18).

Intercessão
Oremos para que a ciladas de “satanás” que quer nos enganar através do preconceito, da falsa superioridade, do egoísmo e da incompreensão intolerante, sejam identificadas e banidas de nossas existências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário