domingo, 20 de janeiro de 2013

2º Domingo após a Epifania


Salmo 96, Isaías 62:1-5; 
I Coríntios 12:1-11; João 2:1-11.

Jesus e as festas!

                A festa é um elemento básico da revelação cristã. Jesus realiza seu primeiro milagre (segundo relata o Evangelho segundo João) e uma festa de casamento. Em primeiro lugar isto acontece porque tanto Jesus, quanto seus familiares e seus discípulos e discípulas aceitam participar da festa! Há paróquias que tinham – ou têm - restrições enquanto à dança, ou até o consumo de bebidas alcoólicas (mesmo que de forma moderada e apenas entre adultos). No entanto, aqui Jesus participa de uma festa com tudo isso! Em segundo lugar, no momento em que a festa do amor (casamento), pode ser “aguada” pela falta de vinho Jesus atende ao apelo da mãe (Maria de Nazaré) e produz vinho melhor ainda, depois que, conforme o texto em grego “estão bêbados” (metustôsin”). Um certo grau de “embebedamento” em uma festa de irmãos e irmãs, onde todos protegem todos, fazia parte e Jesus colabora com isso. 

               Não queremos ser a favor do alcoolismo que é um mal grave que atinge inclusive crianças e muitas pessoas jovens. Mas este mal é pior porque não celebramos o amor e sim cometemos excessos para tapear nossas carências. Quanto mais carentes de amor verdadeiro, mais doentes, mas dependentes e mais irresponsáveis! Por isso a Igreja, com Jesus, deve promover as verdadeiras festas: a festa da fé em suas celebrações, a festa da alegria entre as famílias e comunidades, a festa de Deus, sempre! 

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Alegrem-se os céus, e regozige-se a terra; brame o mar e sua plenitude. Salmo 96:9.

Intercessão
Oremos em ação de graças pelas festas organizadas por nossos grupos de jovens, pelas comunidades em suas diversas promoções e eventos comunitários, e pela alegria do encontro entre irmãs e irmãos da Igreja, especialmente, para nossas celebrações da Palavra e dos Sacramentos também expressem a festa da alegria na presença de Nosso Senhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário