terça-feira, 22 de janeiro de 2013


Salmos 26,28 ou 36,39; Isaías 44:9-20; 
Efésios 4:17-32; Marcos 3:19b-35.

 O reino dividido 

 As divisões, dissensões, rajas, etc., sempre fizeram parte da história da humanidade. Na Comunhão Anglicana, e aqui na nossa Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, há os que ainda acreditem, como eu, que podemos ser “unidos por laços de afeição”, isto é, pelo amor e a felicidade de estarmos juntos e juntas aprendendo mutuamente, e celebrando nossa diversidade. Há pessoas que têm seu limite de tolerância ultrapassado por atitudes de mudanças dentro da Igreja Anglicana, seja porque não concordam com suas lideranças atuais, seja pela sua inclusividade.
Bem, consideremos que todos e todas podemos estar errados, pois somos pecadores e pecadoras, porque entendemos Deus parcialmente. A pergunta é: é melhor errar amando, incluindo, acolhendo, dialogando ou rejeitando, excluindo e ameaçando com divisões e rajas? Claro, podemos achar que nós estamos certos! A questão é o que promovem nossas atitudes. Estamos fortalecendo a Igreja, fazendo com que ela seja um melhor instrumento para o Reino? Ou estamos dividindo e enfraquecendo ela orientados apenas por nossos interesses pessoais? Quem segue o Espírito Santo e que é Satanás ?

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS (reeditado e adapatado)

Texto para meditação
E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir;
 E, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir. Marcos 3:24-25.

Intercessão
Oremos para que o diálogo aconteça não como negociação de interesses pessoais ou de pequenos grupos, mas como busca da vontade de Deus para toda a Igreja como instrumento de Missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário