quinta-feira, 3 de janeiro de 2013


Salmo 68 ou 72; Gênesis 28:10-22;
Hebreus 11:13-22; João 10:7-17.

Interpretar e Agir com Cristo

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11.

          Um jovem acadêmico queria publicar um artigo polêmico a fim de esclarecer certas ideias que expusera em discurso e que haviam sido mal interpretadas. Alguém respondeu (...) nesses termos:

“Não vale a pena, moço; o que importa é que cada um tenha as suas ideias e se bata por elas, até que elas vençam. Agora, que os outros as interpretem mal é coisa que não deve afligir o autor”.

          Às vezes eu desconfio que os jovens episcopais tenham suas próprias ideias a respeito de Cristo. Temos a mania de interpretar tudo e nos esquecemos do objeto de nossa interpretação. Interpretamos o Cristo, os problemas sociais, a fome, a miséria; exigimos até uma interpretação teológica. Mas eu continuo achando que devemos interpretar todos os acontecimentos modernos, mas não ficar aí. Agir também. Interpretar, agir, ter ideias próprias a respeito de Cristo, isso é importante, eu diria básico.
          
Pseudônimo “VADICO”
Conversa da Redação
Flâmula, Setembro-Outubro de 1962.

Texto para meditação
E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado. Gênesis 28:15
Intercessão
Oremos para que nossas interpretações de Cristo gerem compromisso e solidariedade no agir e no falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário