terça-feira, 16 de outubro de 2012


Salmos 5,6 ou 10,11; Jonas 1:1-17;
Atos 26:24—27:8; Lucas 8:40-56.

A Missão de Deus, através de Cristo, é salvar todas as pessoas!

Neste trecho da novela de Jonas (uma bela estória ilustrativa da Redenção da Humanidade) o autor conta como ele recebeu o chamado de Deus para uma missão especial, mas pensando que podia fugir da Sua presença, toma outro rumo. Jonas retomou sua missão e deu continuidade ao plano de Deus. Lucas relata detalhes da viagem de Paulo (para a Itália) na intenção de mostrar o zelo de Deus para com o seu “filho especial”. Jonas e Paulo tinham missões especiais para cumprir e nada deveria afastá-los dos desígnios de Deus e do cumprimento de suas divinas tarefas. Quem “ouve a Voz Divina” clamando deve responder: “Manda-me! Estou pronto, aqui!” (Hino 184). No texto do Evangelho há dois fatos entrelaçados: um de cura e outro de ressurreição, um é decorrência do outro. Do pedido intercessório de um pai (por sua filha falecida) à súplice coragem de uma mulher (em grave estado de saúde) revela-se o grandioso poder de Deus que ama tanto os seres humanos, lhes restabelece a saúde, mas também lhes devolve a vida. Do homem sabemos o nome (Jairo) por ser o chefe da sinagoga. Da mulher, além de não sabermos o nome (por ser uma pessoa humilde e comum do povo). Jesus constrange-a para que se apresente - talvez com a intenção de que ela testemunhasse sua grande fé mediante a qual foi salva! Quanto à menina ressuscitada (também sem nome podendo significar qualquer pessoa) ela é devolvida ao convívio da família e, por mais espetacular e significativo que seja este fato, Jesus ordena que eles não o contem para ninguém, como querendo simbolizar que a ressurreição é o maior mistério da vida.
Jesus, Cristo de Deus, reina sobre a nossa vida e salva-nos da morte eterna !

Revdo. Ramacés Hartwig
Pelotas RS

Texto para meditação
Não temas, crê somente ! Lucas 8:50.

Intercessão
Oremos por todas as pessoas que, sem fé, sem esperança e sem amor, deixam-se abalar e abater pelas vicissitudes e pelos sofrimentos da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário