segunda-feira, 15 de outubro de 2012

(Tereza de Ávila, Priora, 1582 e Samuel Isaac José Schereschewky, Bispo de Xangai, 1906)


Salmos 1,2,3 ou 4,7; Miquéias 7:1-7;
Atos 26:1-23; Lucas 8:26-39 

De onde vem a salvação?

O desespero do profeta frente a decadência e a desmoralização da sociedade de Israel (em geral) faz com que ele eleve a Deus suas angústias e inquirições, afinal, nem nos amigos mais íntimos, tampouco nos familiares, era possível confiar. Restava-lhe uma única saída: - Eu esperarei no Deus da minha salvação! O relato do Evangelho registra a passagem de Jesus pela terra dos gerasenos onde, pela Sua simples presença amorosa e atitude misericordiosa, o mal transparece e assume a sua ferocidade tomando a forma da maldade humana. Porém, não lhe resta alternativa a não ser se atirar pelos penhascos e abismos (altos e baixos) imundos (porcos) do submundo da mentira, da corrupção, da ganância, da fraude, do pecado e, por fim, da morte. Entretanto, a partir do confronto da mensagem evangélica que Jesus trouxe e pelo grande alvoroço que Sua presença causou o povo, que optou por pedir que Jesus se retirasse a fim de que a triste vidinha continuasse como antes (em aparente paz, muita mentira e vergonhosos relacionamentos político-sociais-religiosos). Contudo, o rapaz que foi libertado do poder do mal e que poderia recomeçar uma nova vida seguindo com o grupo de Jesus foi, pelo próprio Mestre, enviado para ser “mensageiro da novidade” que Deus havia realizado em sua vida a anunciar para seus próprios familiares e concidadãos como Jesus o tinha socorrido e livrado de todo o mal.
Jesus, Cristo de Deus, quero que também sejas o meu Salvador!

Revdo. Ramacés Hartwig
Pelotas RS

Texto para meditação
Em paz me deitarei e logo dormirei porque o Senhor me faz habitar em segurança! Salmo 4:8.

Intercessão
Oremos para que, a partir do nosso encontro (pessoal e intransferível) com Jesus a exemplo de Santa Tereza, nós também possamos viver e professar a Fé em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário