sábado, 27 de outubro de 2012


Salmos 30,32 ou 42,43; Eclesiástico 15:9-20
Apocalipse 10:1-11; Lucas 11:1-13.

O amargo e doce livrinho de Cristo

O texto de Apocalipse ou Revelação apresenta uma imagem de Cristo se apresentando com um livrinho. Por que um “livrinho” e não um “livro”? Vejo aqui uma abordagem carinhosa. Um livrinho é mais maleável e convida à sua leitura, no entanto, quando vemos um livro grande e grosso já desanimamos antes de começar. Este “livrinho” não é para ler é para comer! Quer dizer que seu conteúdo tem que fazer parte de nossos corpos, correr em nosso sangue e não apenas passar fugazmente pelas nossas mentes. Este “livrinho” não é a Bíblia, porque este é um livro grande, mas é o próprio Verbo Encarnado, a Palavra Viva de Deus; que se faz pequeno como um pedaço de pão ou como uma hóstia e pode ser comido. Esta Palavra Sacramental de Cristo, é amarga porque vem do sangue derramado em uma Cruz, é amarga porque, pela mesma causa, há outras pessoas que têm derramado vidas, sonhos, esforços por causa dela. É doce porque quando toma conta de nossa vida vemos essa pequena partícula molhada em vinho nos transformar por dentro, como o raro prazer de sermos acolhidos e acolhidas em algo muito maior que une a todos e todas e nos une a Deus em Cristo.

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo. Apocalipse 10:10.

Intercessão
Oremos para que a Santa Comunhão não seja uma refeição qualquer, sem gosto, mas seja doce em Cristo, e amarga na indignação e no compromisso de denunciar toda morte e toda injustiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário