domingo, 28 de outubro de 2012

22º Domingo após Pentecostes (Próprio 25) SÃO SIMÃO e SÃO JUDAS, APÓSTOLOS


Salmos 119:89-96; Isaías 28:9-16; 
Apocalipse 21:9-14; Lucas 6:12-23.

O Céu

E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandescente. Apocalipse 21:11

Como você imagina o céu? Nossa capacidade de imaginar qualquer coisa é limitado pelo que temos experimentado, o que significa que é limitado às coisas terrenas. Não é de estranhar, portanto, que vários sonhos de João sobre o céu, registradas no Livro de Apocalipse, se assemelhem às coisas na terra. Como poderia ser de outra forma? Ruas de ouro, portões de pérola, música de harpa, roupões brancos, ramos de palmeiras, uma interminável lista de nossas imagens estereotipadas do céu. João leva as mais belas coisas da terra para o céu e imagina como se fosse feito inteiramente delas. Sabemos que não pode ser literalmente verdadeiro, mas as imagens terrenas são as únicas imagens que temos. Eu gosto do que John Donne fez com isso em um de seus sermões: “No portão que entrarão, e na casa que eles habitarão, não há nenhuma nuvem nem sol, nem escuridão, nem luz deslumbrante, mas um igual contínuo, sem barulho nem silêncio, mas uma música igual, sem medos nem esperança, mas um igual de posse, onde não há inimigos, nem amigos, mas uma comunhão de igualdade e de identidade, sem fins nem começos, mas uma eternidade igual”.

Avante Dia a Dia
(traduzido e adaptado de: http://forwardmovement.org)

Texto para meditação
Para sempre, ó SENHOR, a tua palavra permanece no céu. Salmos  119:89

Intercessão
Oremos para que nossa esperança do Céu seja a esperança da igualdade e da felicidade para toda a humanidade e toda a criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário