sexta-feira, 26 de outubro de 2012


Salmos 31 ou 35; Eclesiástico 11:2-20;
Apocalipse 9:13-21; Lucas 10:38-42.

Tudo, menos, nada.

Esta passagem do Evangelho segundo São Lucas também já foi muito comentada, tem quem seja mais como Marta (voltada para as coisas práticas e as responsabilidades concretas na família e na comunidade) e quem seja mais como Maria (voltada mas para a espiritualidade, para a reflexão, para o conhecimento). Mas, eu gostaria de levar a reflexão em outra direção. Até porque o que mais preocupa às pessoas do laicato e ao clero de nossas comunidades e dioceses, não é quantas Martas e quantas Marias temos, mas a falta de ambas! Vivemos uma acomodação perigosa. Perigosa porque não nos faz bem, não nos leva a lugar algum e não produz nada. Sabem que nada é quase sinônimo de morte. Ficar em silêncio meditando, observando e contemplando é refletir, e até se expor a uma transformação profunda, muitos cientistas alcançaram importantes conhecimentos para a humanidade apenas observando. No entanto, há quem viva no “nada”, apenas como um bichinho treinado repetindo sempre a mesma coisa, sem pensar, sem perguntar, até sem querer. Outros vivem atarefados fazendo “nada”. Sempre cheios de ocupações, mas que estão produzindo? Até em nossas comunidades repetimos e repetimos atividades, mas o que elas trazem de novidade? Será que elas estão de fato nos aproximando mais de Cristo e da Sua Missão? Sejamos Marta e Maria! Sejamos pessoas em busca de Cristo, sejamos tudo em Cristo, e paremos de ser “nada”.

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. Lucas 10:40

Intercessão
Oremos por discernimento na oração, na reflexão e na ação em nossas vidas particulares e comunitárias, de forma que tudo nos aproxime de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário