quinta-feira, 4 de outubro de 2012

(Francisco de Assis, Frade, 1226)


Salmo 105; Oséias 5:8—6:6;
Atos 21:27-36; Lucas 6:1-11

A loucura evangélica de Francisco

São Francisco de Assis, que lembramos neste dia, foi um cristão que abraçou a loucura do Evangelho. Ele partiu para viver a insanidade de praticar o Evangelho da maneira mais simples e direta que lhe fosse possível. Francisco nunca quis ser um “santo” e muito menos venerado por outras pessoas. Ele apenas fez o que sua alma ferida pela guerra sangrenta das cruzadas “cristãs” contra os muçulmanos lhe pedia. Nesta loucura percebeu que não é possível amar a Deus e ignorar o sofrimento das pessoas pobres, doentes, solitárias, e não amadas. Também, ao ver os pássaros e outros animais, percebeu que havia neles o grande ensinamento da simplicidade e dependência de Deus. Assim, ele nos deixou lições perenes de solidariedade humana, de ecologia e de irmandade. Por que não participarmos desta loucura? Olhe ao redor, leia o Evangelho deste dia, pense, ore e pergunte-se: como posso de uma forma prática?

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? Lucas 6:9

Intercessão
Oremos para que, seguindo exemplo de São Francisco de Assis, busquemos sempre, e em todo lugar, viver com humildade e simplicidade o que Jesus nos mostra no Seu Santo Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário