sexta-feira, 5 de outubro de 2012


Salmos 102 ou 10:1-32; Oséias 10:1-15;
Atos 21:37-22:16; Lucas 6:12-26.

Ai de vós, aí de nós!

Sempre que nos lembramos das chamadas “bem-aventuranças” vem a nossa memória a versão do evangelho segundo São Mateus (5:1-12), mas dificilmente lembramos que no evangelho segundo São Lucas (6:20-26) há outra versão. A versão de Mateus fala de “pobres de espírito” e de pessoas com “fome e sede de justiça”, já a versão de Lucas fala apenas de “pobres” e depois disse, “aí de vós” os “ricos”, os “fartos” o que “rides”. Por quê? Lucas mostra Jesus indignado! Vendo aqueles que, usando até o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, ignoram as injustiças que levam muitas pessoas à miséria, e que acusam os pobres de não ter fé ou não serem tão abençoados quanto os mais ricos. O Evangelho não é contra a riqueza, mas contra a injustiça. Quanto mais justa é uma sociedade a distância entre pobres e ricos é menor. O Brasil pode ter melhorado um pouco neste sentido, mas a distância entre ricos e pobres não pode ser medida apenas pelo consumo, mas pelo acesso à educação de qualidade, à saúde preventiva e curativa e pela qualidade de vida (do ar, da água, do ambiente) onde se mora. Aí de vós, aí de nós, se ignorarmos os pobres, quem chora, quem têm fome de uma vida digna!

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. Lucas 6:21

Intercessão
Oremos para que na vivência de nossa fé cristã, seja como pessoas ou como comunidade, sempre olhemos para as pessoas mais pobres e sofridas da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário