segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Salmos 41,52 ou 44; Eclesiástico 19:4-17;
Apocalipse 11:1-14; Lucas 11:14-26.

O Deus, nós ouvimos com os nossos ouvidos, e nossos pais nos têm contado a obra que fizeste em seus dias, nos tempos da antiguidade.Salmo 44:1

Will e Ariel Durant, em seu livro “As Lições da História”, nos lembram da importância de um estudo aberto do passado. "Para aqueles de nós que estudarem história não o façam apenas como um lembrete de aviso de loucuras do homem e de seus crimes, mas também como uma lembrança animadora de almas geradoras; assim o passado deixa de ser uma câmara deprimente de horrores, torna-se uma cidade celestial, um país espaçoso da mente, em que milhares de santos, estadistas, inventores, cientistas, poetas, artistas, músicos, amantes e os filósofos ainda vivem e falam, ensinam, esculpem e cantam". Deus tem trabalhado através de tais pessoas, e seu exemplo, em vez de ser uma "câmara de horrores deprimente", torna-se para nós a luz para iluminar nosso caminho. Precisamos desta perspectiva do passado. Isto é especialmente verdadeiro em uma era sofisticada como a nossa, quando a relevância para as exigências do presente tantas vezes parece dominar o nosso pensamento. É bom para nos lembrar de como Deus tem trabalhado nesse país espaçoso, onde santos e poetas e amantes viveram, onde ensinaram e suas obras foram esculpidas e cantadas. Isto pode ajudar-nos a ver Deus agindo em nossos próprios dias.

Avante Dia a Dia
(traduzido e adaptado de: http://forwardmovement.org)

Texto para meditação
Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente. Salmos 52:8

Intercessão
Oremos a Deus para que encaremos a história como algo ultrapassado, mas como uma fonte onde podemos beber maturidade e sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário