domingo, 24 de junho de 2012

4º Domingo de Pentecostes (Próprio 7) - Natividade de São João Batista (Mês da Missão da IEAB).


Salmo 85; Isaías 40:1-11; Atos 13:14b-26; Mateus 11:2-19. 

Natividade de São João Batista
Jesus diz que “João Batista é o maior de todos os homens do passado. Porém o menor no Reino do Céu é maior do que ele” (Mateus 11:11).
Com é possível? Simples! Em primeiro lugar, o “Reino do Céu” não e lá no céu, ma é o reino do Céu (de Deus) aqui na terra. Esse reino já está aqui. E onde e como começou esse Reino? Na pessoa de Jesus Cristo, através do que ele FEZ e DISSE. Seus discípulos já estavam vivendo as primícias (a amostra) desse Reino do Céu. Portanto, o menos no Reino do Céu é o maior, não no sentido de virtude moral ou espiritual, mas sim no privilégio de poder contemplar JÁ o reino que já está aqui; não na sua forma final e completa, porém em suas primícias. É o próprio Senhor que afirma: “que muitos profetas e reis gostariam de ter visto o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ter ouvido o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram” (Lucas 10:24).
Dom Sidnei Alcoba Ruiz (in memória)
Texto para meditação
Mas João, quando completava a carreira, disse: Quem pensais vós que eu sou? Eu não sou o Cristo; mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as sandálias dos pés. Atos 13:25.
Intercessão
Que o exemplo de João Batista nos anime e oriente a viver intensamente a realidade do Reino de Deus entre nós e caminhar com esperança para sua plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário