segunda-feira, 25 de junho de 2012


Salmo 89; Números 16:1-19;
Romanos 3:21-31; Mateus 19:13-22.
Justificação pela graça e pela fé.
Católicos Romanos e Luteranos discutem se a justificação, isto é, a remissão dos pecados para a salvação, se dá pela fé (católicos) ou pela graça (luteranos). Se for pela fé (Romanos 3:28) significa que somos salvos porque cremos, e se não crermos, na fé proposta pela Igreja, então não seremos salvos. Esta convicção levou a elaborar o princípio de que “fora da Igreja não há salvação” (às vezes interpretado como “fora da Igreja Católica Romana” não há salvação). Se for pela graça (Romanos 3:24), então, nada condiciona a justificação, nenhum poder de nenhuma igreja, poderá impedir Deus justificar quem quiser. A salvação se dá pelo puro amor de Deus para com toda a humanidade bastando apenas que pessoa queira ser salva. No entanto, ambas as afirmações estão presentes no mesmo texto do apóstolo Paulo, e ambas, muito antes de ser usadas para uma disputa eclesiástica, querem nos ensinar que não há lei que nos salve, e não há obras que nos salvem. Não podemos determinar por “lei” a salvação, nem fazer nenhuma quantidade de obras que nos tornem “merecedores” de tal bênção. Portanto, paremos de discutir, e lembremos que a salvação é de Deus, nunca nossa, dada a nós para acolher quem está só, para dar sentido a vida e para, acima de tudo, nos aproximar da imensidão do amor de Deus revelado em Cristo.
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para meditação
Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. Romanos 3:27
Intercessão
Oremos em ação de graças porque pelo imensurável amor de Deus em Cristo Jesus, somos justificados e justificadas, e vivemos na alegre esperança da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário