terça-feira, 1 de maio de 2012

DIA DOS TRABALHADORES/AS – São Felipe e São Tiago, Apóstolos.


Salmos 45 ou 47,48; Êxodo 32:21-34;
I Tessalonicenses 1:1-10; Mateus 5:11-16.
A vocação cristã: ser sal e luz
Há uma tendência em todos nós de cedermos a uma fé que valorize mais as práticas religiosas, colocando-as acima da ação da vida de cada dia. Isto mostra que o farisaísmo, conduta religiosa que era muito presente no tempo de Jesus, ainda está presente em nossos dias. Na leitura do livro de Êxodo 32:21-34, vemos que Jacó tenta manipular Deus assim como fez com seu irmão Esaú. Mas Deus não se deixa manipular, não permite que o submetamos aos nossos caprichos, embora ele tenha para cada um de nós uma missão nos seus planos. O texto designado para esse dia (São Mateus 5:11-16) vem logo após as bem aventuranças, que dizem alguns, não são praticáveis hoje em dia. No entanto, se nos deixarmos guiar pelo Evangelho de Jesus passaremos a exercer um papel fundamental na sociedade. O cristão é desafiado a impedir que a humanidade se corrompa. Num mundo onde cada qual procura o próprio interesse, o cristão é chamado a ser sal que dá sabor e que conserva a força do Evangelho. Cremos que são importantes nossas celebrações, mas para Jesus, rezar e agir é uma coisa só. Se as nossas celebrações não se externarem em ação, ficarão ineficazes, ficaremos dando voltas em torno de nós mesmos. Reconhecemos que é uma missão difícil, mas São Paulo em 1ª Tessalonicenses 1:3 nos lembra que uma fé ativa, um amor capaz de sacrifícios e uma esperança firme em Jesus nos ajudarão a sermos sal   luz do mundo. Com outras palavras estamos dizendo que não nos baseamos na capacidade humana ou na oratória, mas no força do Cristo crucificado. É com essa consciência da força da graça de Deus e da fraqueza da nossa parte que anunciamos o Evangelho.
Revdo. Edison Mattos da Rosa
Pelotas RS
Texto para Meditação 
Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai. 1 Tessalonicenses 1:3
Intercessão
Oremos ao Deus e Pai, que conhece nossas fraquezas e nos chama para ser sal da terra e luz do mundo, nos ampare e nos abençoe sempre com sua graça para a missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário