quarta-feira, 2 de maio de 2012

Atanásio, Bispo de Alexandria, 373.


Salmos 119:49-72 ou 49,[53]; Êxodo 33:1-23;
I Tessalonicenses 2:1-12; Mateus 5:17-20.
A Lei e a justiça
As leis ao longo da história humana, muitas vezes, estiveram submetidas a outros interesses que não o da justiça. Portanto, não basta observar lei para ser justo. Devemos observá-la de maneira responsável, consciente daquilo que estamos fazendo, tentando realizar o bem que a Lei propõe; em outros termos: devemos agir conforme o espírito da Lei. Isto tem a sua aplicação tanto na lei civil como na religiosa. Na leitura do Êxodo 33: 1-23, percebemos que Deus queria, sonhava com uma sociedade nova, que tivesse como fundamento a partilha e a fraternidade e não a riqueza e o poder. Por isso, Moisés apela para Deus. Talvez ele estivesse intuindo que uma sociedade que dispensa a presença de Deus tenderá para a desigualdade e a injustiça. Assim, Jesus em São Mateus 5:17-20, não quis terminar com a Lei, mas ele critica os fariseus que a observavam com espírito de barganha, isto é: “ vamos fazer exatamente o que está escrito, nem menos nem mais; então seremos justos, e Deus terá de nos conceder o paraíso !” Jesus mostra ainda a que a Lei é uma fraca expressão da vontade de Deus. E que a radicalidade está no amor que nunca poderemos vivenciá-lo plenamente, mas devemos fazer o que somos capazes de fazer, contando com sua graça, pois ele é nosso Pai.
Revdo. Edison Mattos da Rosa
Pelotas RS
Texto para Meditação 
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. Mateus 5:18.
Intercessão
Oremos pedindo que Deus nos conceda a graça de sabermos conduzir a nossa vida, por Sua vontade amorosa, que não tem intenção de anular a lei, mas procura salvá-la do formalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário