segunda-feira, 23 de abril de 2012


Salmos 25 ou 9,15; Êxodo 18:13-27;
I Pedro 5:1-14; Mateus 3:1-6.
Pastoral
O escritor da segunda carta de Pedro se apresenta como “presbítero” ao igual que aquelas pessoas as quais pretende alertar sobre a necessidade de “pastorear ou apascentar o rebanho de Deus”. A palavra “presbítero/a” significa “ancião/ã” e não por causa da pessoa ser “idosa”, mas é um título de honra para as lideranças do povo de Israel (Êxodo 18:12, versículo anterior ao começo da leitura indicada). Na Igreja Primitiva, ainda durante o tempo dos apóstolos, algumas pessoas foram ordenadas “presbíteras” para “presidir” ou “coordenar” a Missão de Deus em comunidades locais, tanto na Palavra quanto nos Sacramentos.
Também houve “diáconos/as” com a tarefa do serviço solidário e da pregação do Evangelho e outras foram ordenadas “epíscopos/as” que significa literalmente “supervisores/as” para manter a unidade regional e da Igreja como um todo. Mesmo que a carta se dirija aos “presbíteros” nesta parte, podemos considerar que a missão de “apascentar” pertence a todas as lideranças da Igreja de Cristo, especialmente àquelas que exercem o ministério ordenado, animando e coordenando os esforços evangelizadores de todo o Povo de Deus. Três princípios se destacam nesta tarefa: “não por força nem por ganância”, “com domínio próprio” e “como exemplo para o rebanho”. Sabemos que todas as pessoas são pecadoras, mesmo as ordenadas! No entanto, são desafiadas a exercer a autoridade do ministério e da liderança com amor, com generosidade, com humildade e com clareza de ação, mesmo quando devam pedir perdão e admitir erros. Peçamos a Deus que outorgue isso a todas as pessoas que fazem parte da pastoral da Igreja!
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS.
Texto para Meditação 
O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança. Salmo 25:14.
Intercessão
Oremos pelas lideranças da Igreja Anglicana, e de toda a Igreja de Cristo, aqui e em todas partes do mundo, para que se sintam desafiadas a apascentar o rebanho de Deus com amor, entrega e humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário