quinta-feira, 5 de abril de 2012

Quinta-Feira da Semana Santa, Instituição da Santa Eucaristia

Salmo 78:14-20,23-25; Êxodo 12:1-14;
I Coríntios 11:23-26(27-32); Lucas 22:14-30.
Dependência de Deus
E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós (Lucas 22:19-20)
A maturidade de um cristão reflete o grau de sua dependência de Deus. É nosso costume julgar o progresso, no sentido da maturidade de uma criança por sua independência. Pensamos que uma pessoa madura manifesta independência, segurança, liberdade e linha própria de pensamento. De certo modo, a maturidade cristã funciona em sentido contrário. Quanto mais amadurecemos, tanto mais compreendemos que sem Deus nada podemos e nada somos (...)
Tão grande é nossa necessidade espiritual, eu Deus precisa cuidar até de nossa falta de fé. Mas, como dizia Paul Tillich, até nossa falta de fé é justificada pela fé! Dependemos de Deus, jamais das nossas próprias experiências religiosas ou conhecimentos teológicos. A dependência é nossa verdadeira liberdade.
Dom Edmundo Knox Sherrill
Rio de Janeiro RJ
(reeditado e adaptado do número 62, p.175)
Texto para Meditação 
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. I Coríntios 11:26.
Intercessão
Oremos para que, alimentados pelo Corpo e Sangue de Cristo, e conscientes de nossa dependência do seu amor, possamos vivenciar a alegria da comunhão e da partilha todos os dias de nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário