domingo, 1 de janeiro de 2012

SANTO NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Salmo 8;
Êxodo 34:1-8;
Romanos 1:1-7;
Lucas 2:41-52.
Senhor nosso, nosso Deus
Hoje é o primeiro dia do ano. Feriado Civil, festa entre os familiares pelo re-começo da vida. É como se tudo iniciasse novamente, como se voltássemos ao ponto zero, e termos mais uma chance de alcançarmos metas e objetivos que fracassaram ou ficaram no 'quase'. Hoje é também, a Festa do Sto. Nome de N. Sr. Jesus Cristo.
Não por acaso, mas seguindo a Tradição Judaica, o nome das crianças era oficializado mediante liturgia pública no Templo, e no caso de meninos, seguido dos rituais de circuncisão. É deste encontro do sacerdote (Simeão) com o menino Jesus, que um dos mais belos hinos messiânicos do Novo Testamento é registrado e que também pode ser encontrado em nossa liturgia de Oração Vespertina, por nome Nunc Dimittis. O Salmo de hoje, traz no seu primeiro e último verso as palavras: '...Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra.' O nome de Deus é tão sagrado, que na tradição do  antigo testamento vários adjetivos foram dados para não citar desnecessariamente, o nome sagrado de Deus. Shadai, Adonai, Elohim, etc... são alguns exemplos. O fato é que Deus é conhecido por seu nome e nós por ser seu povo.
Revdo. Josué Soares Flores
Caxias do Sul/RS
Texto para meditação
O SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! Salmo 8:1.
Intercessão
Oremos pela paz mundial, pelos milhares de pessoas anônimas que morrem em conflitos e nas situações urbanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário