quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

(São João da Cruz, Monge, 1591)

Salmos 119:49-72 ou 49,[53];
Zacarias 3:1-10;
Apocalipse 4:1-8;
Mateus 24:45-51
Deus quer a vida não a destruição
João é transportado para o céu, o que permite ver as coisas nesta nova perspectiva (4:1). No céu está o Trono de Deus, mais belo do que qualquer imperador da terra (4:2-3), rodeado do Arco Iris (sinal da Aliança com Noé em Gênesis 9).
Deus quer a vida da humanidade e não sua destruição. Além disso, os 24 tronos menores (sempre múltiplo de 12) mostram que o Povo de Deus está representado pelos seus “anciãos” (em grego “presbíteros”; assim como João). O fato de colocar 24 e não 12, busca unir o Povo de Israel (12 tribos) e os 12 apóstolos (o novo Israel universal ou católico).
Lá no céu reina Deus, seu Povo ou sua Igreja! Na terra reina um império violento com governantes assassinos! Finalmente 4 seres vivos, que representam quatro Evangelhos (o Leão é Marcos; oTouro/Novilho é Lucas; o Homem é Mateus e a Águia é João).
Portanto, o testemunho de Jesus Cristo também está preservado no céu e nada poderá apagá-lo!
Todos os dias quando ligamos a TV vemos tragédias e mais tragédias. Umas são fruto de nosso abuso e desrespeito à natureza, ou ainda da miséria da maior parte da humanidade enquanto a menor parte produz lixo e mais lixo. Outras tragédias são consequência direta da violência e da injustiça produzida pela sociedade, e a prova é que, quando aumenta a qualidade de vida diminui a criminalidade.
No entanto, Deus em Cristo já é vitorioso, e nos convida a compartilhar esta vitória. Para isso devemos acreditar que esta lógica bestial que domina o mundo tem que ser superada em cada coração, em cada relação, a cada dia, em todo lugar.
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
Mas Deus remirá a minha alma do poder da sepultura, pois me receberá. Salmo 49:15
Intercessão
Oremos a Deus para que diante das catástrofes, injustiças e violências permaneçamos firmes na esperança da vitória de Cristo e promovamos relações de transformação e vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário