segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

(Santo Estevão, diácono e mártir)

Salmo 31;
Jeremias 26:1-9,12-15;
Atos 6:8-7:2a,52c-60;
Mateus 23:34-39
Martírio como doação
Hoje lembramos o primeiro mártir da Igreja Cristã, Santo Estevão. Ele era um dos diáconos ordenados pelos apóstolos para administrar o serviço solidário aos órfãos e viúvas, mas também um fiel evangelista. Enfim, reunião as duas qualidades às que deve aspirar toda pessoa cristã: servir solidariamente e proclamar corajosamente!
Estevão, antes de morrer apedrejado, já tinha entregado sua vida a Deus! Não foi a morte que o fez “mártir”, foi a vida! Lucas, em Atos, no diz que Estevam era conhecido por ser “cheio de fé e poder” e por fazer “prodígios e grandes sinais entre o povo” (Atos 6:8). Estas qualidades não eram de Estevão, mas eram de Cristo em Estevão. Ele tinha aberto para Deus a sua vida de tal forma que Deus fluía através dele. Por isso toda pessoa que segue a Cristo recebe a vocação de ser “mártir” no sentido de entregar completamente sua vida ao Senhor e permitir que Sua graça flua através dela.
Martírio significa “testemunho”, mas Estevão nos mostra que testemunho não é apenas “depoimento”, mas entrega total a Deus em atos e palavras. Por isso, quando veio a morte Estevão não fez nada que não tivesse feito antes ao dizer, assim como o próprio Jesus na Cruz: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito” (Atos 7:59b).
Assim também, quem aceita a vocação da entrega a Cristo, jamais morre, apenas permanece eternamente na presença de Deus.
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me. Salmo 31:3
Intercessão
Senhor habita em nós como habitastes em Estevão, torna-nos fieis e poderosos instrumentos da Tua Graça e amor e, em tudo, confirma em nós Tua presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário