terça-feira, 27 de dezembro de 2011

(São João, evangelista, apóstolo)

Salmo 92;
Êxodo 33:18-23;
I João 1:1-9;
João 21:19b-24
Segue-me tu!
O Quarto Evangelho, escrito próximo ao ano 100 depois de Cristo, reflete as divisões que já começavam a se configurar entre grupos ou “igrejas” dentro da “Igreja”. De certa maneira o próprio testemunho do Novo Testamento, como antes o Antigo Testamento, mostra que não é possível evitar a discordância e o distanciamento entre as pessoas humanas. No entanto, não podemos proclamar Cristo a partir de nossas discórdias! Cristo é um em todas as pessoas e para todas as pessoas. Por que insistimos em nos colocar no lugar de Deus e julgar outras pessoas em Seu Nome? Vejam que Pedro, quando sabe que haveria um traidor entre os doze, quer explicação sobre o que será dele. Jesus, então, responde enfaticamente: “Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu” (João 21:22b).
Muitas vezes estamos mais ocupados condenando outras pessoas do que sendo fieís no seguimento de Cristo. Esta crítica constatada pela comunidade de João é uma das fontes da divisão da Igreja no testemunho de Cristo. Vamos seguir a Cristo fazendo o constante exercício do amor e do diálogo, buscando em nossas diferenças a riqueza da fé, a multiforme gama da missão de Deus, e não motivos de divisão e rivalidade.
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. I João 1:3
Intercessão
Oremos para que nossas diferenças e discordâncias não se tornem obstáculos no testemunho do único e grande amor de Cristo para com todas as pessoas, em todos os lugares, mas mostrem a riqueza da Sua Graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário