domingo, 25 de dezembro de 2011

(Natividade de nosso Senhor Jesus Cristo)

Salmo 96;
Isaías 9:2-4,6-7;
Tito 2:11-14;
Lucas 2:1-14(15-20)
Sem lugar para Deus-criança
Como ler esta passagem do evangelho segundo Lucas onde afirma que “não havia lugar para eles” (Lucas 2:7) e não lembrar de milhares de famílias que vivem em “situação de rua” em todas as grandes metrópoles?
Uma reverenda me contou que, indo pregar em uma igreja no centro de uma grande cidade, e tendo chegado cedo, encontrou a igreja fechada e decidiu sentar em uma praça próxima, esperar e observar. Logo viu um bom número de pessoas que tinham passado a noite na rua: homens, mulheres, crianças. Um pouco depois chegou um grupo de pessoas em uma “kombi” com comida e começou a repartir entre todos. Então, curiosa, ela se aproximou e perguntou: “vocês são de alguma igreja?”. Estas pessoas responderam: “não, somos um grupo de amigos e amigas que decidimos ajudar as pessoas que moram na rua”.
Passado o tempo de espera foi para a igreja pregar. Então, a reverenda perguntou: “onde estávamos nós quando estas pessoas precisavam?”.
No Natal somos tomados de muitas preocupações. Como é bom quem pode se reunir em família e celebrar a presença de Cristo e o amor familiar. Mas, será completo nosso natal se construímos nossa felicidade ignorando o sofrimento de tantas pessoas? Não podemos fazer tudo, mas certamente podemos fazer alguma coisa, algo que poderíamos ter feito por José, por Maria e por Jesus...
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6
Intercessão
Oremos por todas as pessoas e famílias em situação de rua, pelos grupos que se solidarizam com estas pessoas, e por mais sensibilidade e solidariedade entre nossas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário