domingo, 11 de dezembro de 2011

3º Domingo do Advento

Salmo 126;
Isaías 65:17-25;
I Tessalonicenses 5:(12-15)16-28;
João 1:6-8,19-28 ou João 3:23-30
Luz da Vida
Nele estava a vida, e a vida era a luz da humanidade. (João 1:4).
Já vemos as luzes piscando em nossas cidades. Sim, é o comércio e o turismo que transformam ruas e vitrines em lugares belos e luminosos. No entanto, nas sombras, permanecem muitas pessoas. Boa parte destas pessoas olham para as luzes piscantes e cintilantes como cartazes que dizem: “para você não!”. Outras só vem as luzes, no entanto, nada sabem da razão de chamar este tempo de “Natal” (dia do nascimento). Outras, mesmo sabendo, parecem ser ofuscadas por tanta luz, dedicando-se freneticamente a comprar mais um presente, ou participar de mais um “amigo secreto”, e não passar vergonha.
Mas, o Evangelho segundo São João nos chama a atenção, colocando em primeiro lugar a Vida e dizendo que a Vida era a luz da humanidade. Sendo assim, mesmo que simbolicamente a luz elétrica ou de velas represente a luz de Cristo, não é dessa luz que nos fala o Evangelho. A verdadeira luz de Cristo tem como fonte de energia a Vida!
Preparar o Natal, comemorando o nascimento de Jesus, é olhar primeiro para a Vida. Como está a Vida, onde falta Vida, como multiplicar Vida, como doar Vida, como partilhar Vida. Então sim, estaremos vendo a verdadeira luz que ilumina a vida de quem ficou nas sombras da miséria, nas sombras do isolamento, nas sombras da alienação e da indeferença.
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado. Isaías 65:20
Intercessão
Oremos para que a preparação do Natal nos questione e desafie no sentido de buscarmos em Cristo a fonte da Vida e da inclusão amorosa de todas as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário