domingo, 4 de dezembro de 2011

2º Domingo do Advento - (João Damasceno, presbítero, 760 – Dia Internacional do Voluntário)

Salmo 85;
Isaías 40:1-11;
II Pedro 3:8-15a,18;
Marcos 1:1-8
A paz e a sustentabilidade do planeta
Estamos celebrando o 2º Domingo do Advento e a liturgia de hoje está banhada na alegria, pois a Palavra de Deus vem plena de esperança para habitar em nossos corações.
Somos como a erva e a flor do campo que podem secar e murchar com o vento, mas a Palavra do nosso Deus é firme e subsiste para sempre (cf. Isaías 40:6-8). Quando, alimentados pela Palavra, nos tornamos portadores da esperança que grita ao coração do Povo de Deus, para que seja perseverante e confie na presença misericordiosa, terna e amorosa de Jesus: o pastor que cuida do rebanho.
Neste tempo de crise ecológica, que é também uma crise do sistema global, o Salmo 85 nos ajuda a rezar na esperança de que “a salvação de Deus está próxima aos que o temem e sua Glória habitará em nossa terra” (v.9).
Precisamos, porém, ficar atentos ao tempo de Deus e não simplesmente querer embrenhar sua promessa nas nossas medidas de tempo. É com a nossa conversão que Deus quer realizar sua promessa de “novos céus e nova terra, onde habitará a justiça” (II Pedro 3:13). Isto é, um mundo onde as pessoas sejam respeitadas e a natureza preservada, um tempo de justiça e paz com a criação.
Pilato Pereira
Canoas RS
Texto para Meditação
Amor e Verdade se encontram, Justiça e Paz se abraçam; da terra germinará a Verdade e a Justiça se inclinará do céu. Salmo 85:11-12
Intercessão
Ó Deus, criador e defensor da vida, fonte de esperança, manancial de amor, de justiça e de paz: vem habitar em nossos corações e nos conduzir em teus caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário