segunda-feira, 7 de novembro de 2011

(Todos os Santos e Mártires da Comunhão Anglicana)

Salmos 80 ou 77,[79];
Neemias 9:1-15(16-25);
Apocalipse 18:1-8;
Mateus 15:1-20

Lavar as mãos

Este texto do Evangelho sempre me causou estranheza. Eu sou radical na defesa de lavar as mãos. Sempre tive esta preocupação, mas, minha formação na enfermagem aumentou muito esta minha convicção. Sabem quantas vidas poderiam ser salvas se todas as pessoas lavassem as mãos? Quando trabalhei em um hospital onde morriam pessoas da chamada “infecção hospitalar” fiz parte de um departamento chamado “controle de infecção”.
Estabelecemos a obrigatoriedade da lavagem de mãos, mantivemos a higiene e o mal desapareceu. Então, qual era mesmo a discussão entre os fariseus (preocupados em lavar as mãos) e Jesus (aparentemente despreocupado com este assunto)?
Finalmente acho que Deus me ajudou a entender. Lavar as mãos é bom e recomendável, mas não é suficiente. Como disse Jesus, de que adiante o copo estar limpo por fora e sujo por dentro? Lavar por fora até que é fácil, só ter a disciplina de ir a uma pia o levar álcool gel. Mas, lavar por dentro? Acho que também salvaríamos muitas vidas se nos preocupássemos em cultivar bons pensamentos, se buscássemos em Jesus boas atitudes, se perdoássemos
mais, se amassemos mais.

Revda. Taís Soares Feldens
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Mateus 15:18

Intercessão
Oremos para que Deus, pela ação do Espírito Santo, nos limpe por dentro, colocando em nossos corações e vidas bons sentimentos, verdadeira alegria e, principalmente, fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário