terça-feira, 8 de novembro de 2011

Salmo 78;
Neemias 9:26-38;
Apocalipse 18:9-20;
Mateus 15:21-28

A mulher cananéia

“Muitas e muitas vezes, em virtude do seu ensino completamente revolucionário para aqueles dias, e especialmente, para os judeus aferrados à lei mosaica, vira-se Jesus cercado de inimigos que, tramavam contra ele insidiosas emboscadas(...).
Foi, então, em companhia dos discípulos para as margens do Mediterrâneo, para os lados de Tiro e Sidon (...) O povo chamado 'cananeu', que habitava essa região, sobre ser gentio era também idólatra (...) Os judeus com seu orgulho de nação escolhida, mantendo sua fé monoteísta, consideravam os gentios como cães deserdados da graça divina (...) Mas notai que Jesus usou para com aquela mulher de um tratamento carinhoso, pois não disse cães e sim, cachorrinhos.
Ela na sua sagacidade voltou o argumento contra o Mestre. Cortada pela dor pela angústia de sua querida filha enferma, aceitou a condição de cachorrinho (...) Diante de tamanha humildade e de tão grande fé, o divino mestre se rendeu: 'Ó mulher, grande é tua fé! Faça-se contigo com queres. E desde aquela hora a filha ficou sã' - Mateus 15:28 – (...).
A fé sincera faz brotar ânimo na adversidade e a perseverança conduz à vitória, foi isto que aconteceu com a mulher siro-fenícia (...) Perante Ele não há distinção de raça e nem condição social. N'Ele está a salvação de todo o que crer”.

Revdo. Marçal de Oliveira (in memória)
Extraído do texto inédito do Sermão do dia 3.07.1977.

Texto para meditação
Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do SENHOR, assim como a sua força e as maravilhas que fez. Salmo 78:4

Intercessão
Oremos pela superação de toda forma de discriminação e pela graça de entendermos que o amor de Cristo é para todas as pessoas sem distinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário