terça-feira, 18 de outubro de 2011

(São Lucas evangelista)

Salmos 26,28 ou 36,39; Salmo 147;
Eclesiástico 38:1-4,6-10,12-14;
II Timóteo 4:5-13;
Lucas 4:14-21
O remédio de Lucas para um mundo doente
Lucas é o que mais apresenta Jesus como “terapeuta” (que abrange a classe médica, mas também enfermeiros, técnicos e até terapeutas holísticos). Lucas foi um entusiasta pesquisador do Evangelho, incluindo o trabalho missionário dos apóstolos (em Atos). Isto porque, como terapeuta, viu no Evangelho o caminho da cura não apenas para uma ou outra pessoa, mas para toda a humanidade!
A fórmula da cura é apresentada no texto que lembra o evangelista! Só em Lucas aparece este texto, narrando a leitura do livro de Isaías na sinagoga de Nazaré. Esta foi a grande descoberta de Lucas! Por esta formula as pessoas pobres recebem, finalmente, uma boa notícia! As pessoas que têm a vida partida pela tristeza são, então, consoladas! Quem está cativo ou preso é libertado de todas as prisões materiais e espirituais! Quem não enxergava Deus e o próximo agora vê!
Quem viva sob o jugo da opressão, da exclusão, do preconceito, finalmente recebe a libertação! E um novo tempo agradável a Deus, de partilha e paz torna-se realidade! Tudo isso por causa do “ungido”, o Messias, ou o Cristo!
A fórmula permanece disponível. Basta reunir duas ou três pessoas em Seu Nome. Não precisamos abrir a boca para engolir, nem furar o corpo para injetar. Basta abrir o coração e derrubar as barreiras de nosso egoísmo e de nossa indiferença, com a ajuda terapêutica do Espírito Santo.
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para meditação
O SENHOR é a força do seu povo; também é a força salvadora do seu ungido. Salmo 28:8
Intercessão
Senhor desperta em nós a vocação missionária, o engajamento generoso, a ação solidária, a palavra amorosa, o gesto fraterno, a partilha alegre, o louvor sincero, e conduz-nos no caminho do Teu Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário