quarta-feira, 19 de outubro de 2011

(Henry Martyn, Presbítero e Missionário na Índia e Pérsia, 1812)

Salmos 38 ou 119:25-48;
Lamentações 2:8-15;
I Coríntios 15:51-58;
Mateus 12:1-14
Transgredir o Sábado
A polêmica sobre o Sábado perpassa boa parte dos Evangelhos. De fato nos mandamentos há a ordenança de “guardar o Sábado” (em hebraico shabat) que significa literalmente “descanso”. Um argumento para isso é o primeiro relato da criação quando Deus (simbolicamente) tendo terminado a criação em seis dias, descansa no sétimo. No entanto, fariseus e escribas tinham transformado o “sábado” em “prisão domiciliar”.
Regras rígidas determinavam o que podia ou não podia ser feito nesse dia, até o número de passos dados devia ser contado. O único permitido era ir à sinagoga, ou no templo, para apresentar oferendas e orar a Deus.
Jesus transgride completamente a regra. Estando com fome ele vai a uma plantação colher grãos para comer! Também usa o Sábado para curar doentes, e coisas do tipo. Não tem outro dia para essas coisas? – reclamavam os opositores. Depois, com a ressurreição de Cristo no primeiro dia da semana, a grande maioria das igrejas e a sociedade dos países “cristãos”, transferiram a função do sábado para o “domingo” (“dia do Senhor”). Mas o problema permanece. O que é primeiro a “regra religiosa”, o “culto” ou a vida?
Será que nossos “sábados” e nossos “domingos” respeitam o princípio da vida ou vivemos de forma egoísta, sem praticar qualquer tipo de solidariedade para quem está doente ou com fome? Que nosso descanso seja vida para outras pessoas, que nosso culto nos motive a praticar o amor do Deus da Vida, em favor deste mundo pelo qual Nosso Senhor morreu e ressuscitou!
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados. Mateus 12:12
Intercessão
Oremos para que possamos descansar fazendo o bem, levando vida, nos alegrando quando outras pessoas se alegram, repartindo dons e  louvando comprometidamente o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário