segunda-feira, 17 de outubro de 2011

(Inácio, Bispo de Antioquia e mártir, 115)

Salmos 25 ou 9,15;
Jeremias 44:1-14;
I Coríntios 15:30-41;
Mateus 11:16-24
As juventudes tocam e a gente não dança
Existem hoje, em nível ecumênico, importantes iniciativas de evangelização e missão entre as “juventudes” (não se usa mais o singular porque há grande diversidade de grupos e culturas).
Entre elas a Campanha contra a violência à Juventude do Brasil, na qual os grupos de jovens são questionados sobre: quais situações de violência contra a juventude este grupo conhece e se estamos envolvidos em alguma ação de combate à violência (certamente para motivar envolvimento das próprias juventudes).
Geralmente as pessoas adultas das comunidades se queixam da pouca participação de pessoas jovens, mas até que ponto partilhamos das preocupações e aspirações das pessoas entre 14 e 25 anos? Já perguntamos aos jovens de nossas famílias por que não vão à igreja? Já perguntamos para as pessoas jovens que vão à Igreja o que elas esperam da comunidade? Estamos engajados em uma campanha como esta?
No Evangelho de hoje Jesus usa uma imagem de jovens tocando na praça com sua flauta, mas as outras pessoas não dançaram. Quando, ou invés, os jovens tocaram lamentações, também as outras pessoas não choraram (Mates 11:16). Não será isso que está nos faltando? As juventudes estão tocando e nos convidando a dançar, olhem nas próprias famílias! Qual é o convite que nos fazem? As juventudes estão lamentando mais do que ninguém a violência. Qual é o apoio que nos pedem?
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para meditação
Faze-me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas. Salmo 25:4
Intercessão
Oremos pela Rede Ecumênica da Juventude, pela Coordenação Nacional da União da Juventude Anglicana do Brasil (UJAB), pelas coordenações diocesanas e pelos grupos paróquias de jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário